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Anéis O-Ring

O anel O’Ring é um tipo de vedação muito útil às indústrias, possui formato circular e seu corpo é arredondado. Eles são produzidos com matéria prima de elastômeros, um polímero específico caracterizado por ser elástico e flexível.

Os materiais do anel o’ring podem ser neoprene, etileno propileno, borracha nitrílica, borracha nitrílica hidrogenada, silicone, fluorcarbono, estireno butadieno e vários outros. A instalação é simples e prática, basta apenas posicionar o produto na fenda específica para o componente e garantir que esteja bem alinhado.

O anel O’Ring é utilizado em diversas aplicações pneumáticas e hidráulicas, garantindo vedação nas conexões diante de altas temperaturas, acidez, corrosão de óleos, gasolina, ozônio e em mais uma infinidade de demais cenários.

Arruelas e Buchas

Arruelas: As arruelas são itens que integram o sistema de vedação e possuem um sistema circular e vazado. A instalação é fácil, mas necessitam de manutenções periódicas, a fim de garantir a qualidade e durabilidade.

Buchas: São peças comumente utilizadas no setor industrial para isolar, reduzir impactos entre as peças metálicas e reduzir os barulhos causados pelos atritos entre elas. As buchas podem ser utilizadas desde a produção até a manutenção.

Materiais com que podem ser feitas:

Arruelas: Apesar do nome, as arruelas não são fabricadas apenas em borrachas, podem ser fabricadas em diversos materiais, no entanto, é importante considerar sua aplicação para garantir sua eficiência. Alguns dos materiais, são: polímero poliuretano (PU), silicone, neoprene, borracha nitrílica (NBR) e fluorocarbono.

Buchas: Podem ser produzidas em diferentes materiais e matérias-primas, portanto, esse produto pode ser encontrado em diferentes formatos e tamanhos, a depender da necessidade da aplicação. Para a fabricação, são utilizados os seguintes materiais: neoprene, viton,
teflon, poliuretano, EPDM, nitrílica, silicone, SBR, Hypalon ou na forma natural.

Quais as suas utilidades?

Arruelas: Por ser um item extremamente resistente à corrosão, ácidos e ao calor, são indicadas para a produção e nos equipamentos que necessitam de transferência de líquidos ou fluidos de uma peça para outra. As arruelas também acabam impedindo que apareçam pequenas fissuras e danos quando utilizadas junto a óleos minerais, combustíveis e compostos do petróleo.

Buchas: Dentre suas utilidades, as buchas servem para barrar vazamentos, diminuir os atritos entre peças metálicas. Também possui resistência a temperaturas, podendo ser altas ou baixas.

Principais aplicações

Arruelas: Podem ser utilizadas em sistemas pneumáticos e hidráulicos, como motores, máquinas, entre outros. Como exemplo, bombas de postos de gasolina utilizam esse item entre as peças, formando um sistema de vedação resistente ao ataque químico dos combustíveis.

Buchas: As buchas são utilizadas em diferentes segmentos e produtos. Como exemplo, ambientes de alta pressão e que necessitam de peças com resistência à corrosão e ao calor, por exemplo, em máquinas da indústria química.

Coxins e Acoplamentos

Coxins

Os Coxins são peças aplicadas que impedem a ação da trepidação, tremores ou abalos de estruturas, nas peças das máquinas e equipamentos, essa trepidação e tremores, causa fadiga e diminuição da vida útil e compromete o funcionamento correto das máquinas e equipamentos, principalmente por desgaste.

O resultado negativo das trepidações das maquinas e equipamentos e o desgaste das peças, podem ser perigosas e aumentarem muito o custo com manutenção, o que torna vital e importante, investir em boas formas de diminuir sua ocorrência utilizando Coxins Borracha.

Ter maior resistência a altas temperaturas também é outra importante característica dos Coxins Borracha, com o excesso de vibração, a temperatura das estruturas que estarão em fricção tende a aumentar, por isso, os Coxins Borracha precisam ser termo resistentes, característica do bom material em borracha.

Acoplamentos

Acoplamentos são fundamentais para o bem estar de uma indústria e da sua operação. São eles que garantirão melhores resultados, maior eficiência e produtividade em sua operação.

Além disso, eles são os responsáveis por garantir um tempo de vida maior para os redutores, motoredutores e máquinas acionadas.
Os acoplamentos são aparelhos que fazem a conexão ou interação dos sistemas maquinários. No entanto, eles possuem diversos benefícios, mas dentre os mais importantes, estão: reduzir vibrações, unir dois eixos, transmitir torques e movimentos, relação de transmissão, compensar desalinhamentos e absorver choques.

Em geral, sua composição é feita por dois flanges (discos onde são fixados os eixos), um cubo (espaço onde o eixo é encaixado) e por elementos de fixação (parafusos, pinos) que fazem a ligação desses dois flanges

Diafragmas e Ventosas

Diafragmas

Na área da indústria, o uso de um diafragma de borracha é uma solução simples e muitas vezes ideal, já que apresenta um custo baixo e uma capacidade alta no momento de vedação. No setor químico, por conta do uso de produtos corrosivos e de temperaturas elevadas é importante a utilização do diafragma de borracha já que ele suporta o contato com materiais ácidos e temperaturas adversas.

Diversificada, a fabricação do diafragma de borracha pode ser feita em vários tamanhos, cores e materiais sempre de acordo com a instalação.

Os tipos de diafragma de borracha podem ser: Para pressões não consideradas altas, pode ser feito em borracha pura de vários tipos e durezas. Com o aumento de pressão a peça deve conter algum material que possa ser impregnado na borracha, tais como: poliéster, Chevron, hyon, entre outros materiais que irão ajudar a não danificar a peça, que sofrerá por alta pressão.

Aplicações do diafragma de borracha

O diafragma de borracha pode ser produzido em Viton e também em borrachas como: silicone, Neoprene, EPDM, Nitrílica, SBR, Hypalon.Impregnado com tecido (poliéster, chevron, hyon, etc.) ou não.Na maioria dos casos é desenvolvido conforme amostra e ou desenho, por se tratar de produto especifico para cada aplicação, e por ser na maioria dos casos cheio de detalhes no seu formato, que podem representar vida útil maior ou menor.Nas peças que sofram com ataque químico severo, oferecemos o desenvolvimento de diafragma de teflon (PTFE ), pois o mesmo suporta altas temperaturas e os mais agressivos solventes.

Ventosas

Ventosas são elementos que tem por aplicação a pressão do ar negativa, por vácuo ( sucção) que trabalham em superfícies planas ou esféricas. Assim vários tipos de elastômeros podem ser usados para se produzir tais elementos, no entanto o mais importante mesmo vem a ser sua aplicação, pois dependendo de sua aplicação e dimensão pode não atingir os resultados esperados como danificar a própria ventosa ou não possuir as características necessárias para o trabalho. O seu dimensionamento bem como a composição do elastômero vão influenciar diretamente no travamento correto do ar dando a segurança e o rendimento esperados. A dureza shore A, geralmente utilizadas vão de 45 a 80 pontos.

Gaxeta Tipo Chevron

Vedação para hastes e êmbolos sujeitos a movimentos alternados (uso freqüente em sistemas hidráulicos).
Em geral fabricado em NBR ou Viton, poderá receber grafite para a redução de atrito, e conter lona ou rayon impregnado no elastômero.
Na especificação do Jogo desejado, entre outros dados relativos a cada aplicação, sempre deverão ser informados:

  • Diâmetro do eixo ou da haste;
  • Diâmetro da camisa ou cilindro;
  • Altura máxima do alojamento ou do jogo desejado.

Gaxetas

As gaxetas de borracha (elastômero) são dispositivos de vedação utilizados em sistemas hidráulicos e pneumáticos. A variedade de modelos disponíveis garante que possam ser aplicadas a diferentes sistemas, geralmente com elementos como pistões, cilindros e eixos.

Possuem a capacidade de vedar com a própria pressão exercida contra a parede do cilindro ou da haste. O seu lábio de vedação é projetado para se expandir com a pressão do fluido vedado, ou seja, a gaxeta aumenta a sua capacidade de reter o fluido proporcionalmente à pressão recebida. Quando a pressão do fluido diminui, a pressão exercida pela gaxeta volta a ser a inicial, com isso se diminui o degaste e prolonga-se a sua vida útil. Devido a essa caraterística as gaxetas de borracha (elastômero) também podem ser denominados como vedador automático.

A escolha da gaxeta de borracha (elastômero) depende das condições de trabalho como temperatura, pressão, tipo de fluido com os quais ela terá contato e se será uma aplicação dinâmica ou estática, ou seja, com a presença ou não do movimento.

Retentores

Os retentores são peças vitais para o funcionamento de máquinas que têm peças móveis. Sua principal função é reter fluidos lubrificantes – como o óleo, ou a graxa – e garantir que a movimentação rotativa ocorra de forma ininterrupta.

Além disso, os retentores também servem para impedir que impurezas – como areia e poeira, por exemplo – prejudiquem o funcionamento dessas conexões.

Diversos tipos de retentores resistem às mais extremas condições de temperatura e pressão, promovendo uma barreira física contra impurezas e possibilitando o funcionamento completo de conexões móveis.

O retentor funciona, acima de tudo, como um elemento de vedação cuja principal função é reter fluidos lubrificantes e garantir que impurezas não entrem no caminho do bom funcionamento de partes móveis da máquina.

Sem um retentor adequado, pode ser impossível garantir o funcionamento perfeito de determinados equipamentos, arriscando a sua integridade a longo prazo e diminuindo a sua vida útil.

Tipos de retentores

Existem, hoje, diversos tipos de retentores diferentes e a sua escolha é crucial para o bom funcionamento do sistema. Apesar disso, esta é uma decisão que deve se levar em consideração o seu local de funcionamento.

Algumas das borrachas utilizadas na vedação, são:

  • Silicone (MVQ);
  • Poliacrílica (ACM);
  • Nitrílica (NBR);
  • Fluorelastômero (FPM).

Características dos retentores

Uma das principais características de retentores é a sua construção circular, que possui reforço metálico e um espaço de vedação especialmente para conter o avanço externo de fluidos de lubrificação.

Em resumo, qualquer máquina que tem uma movimentação repetitiva, precisa de um retentor.

Ainda que existam diferentes tipos de retentores, e cada um deles tenha particularidades quanto à sua construção, a maioria das peças têm as determinadas características:

Vedação principal: uma parte que faz o contato direto com o eixo. Esse é o ponto mais sensível para vazamentos e, por isso, é reforçado para evitar o escape dos fluidos de lubrificação.

Vedação auxiliar: a vedação auxiliar funciona como uma parte externa que assegura a vedação. Trata-se do “lábio externo” e a sua principal função é impedir a entrada de resíduos.

Mola: a principal função da mola é compensar a carga que se recebe pelo eixo e garantir o bom funcionamento.

Carcaça: a carcaça é a estrutura externa feita de aço ou outro material resistente. Os materiais de revestimento variam de acordo com as necessidades de alojamento dentro das máquinas.

V´Ring e X´Ring

V´Ring

É um vedador estático ou dinâmico de borracha com um formato de anel e seção circular, o qual é alojada em uma ranhura pré-dimensionada, que submete a superfície do anel a uma pressão, assegurando assim a vedação inicial do sistema.

Considerado como o mais versátil de todos os vedadores, tem ampla aplicação, principalmente na hidráulica e pneumática, que operam em baixa velocidade.

Compostos mais utilizados: Viton, Poliuretano, Borracha Nitrilica ( NBR ), Neoprene, EPDM e Silicone.

X´Ring

O anel de vedação X-Ring, também conhecido como Quad-Ring, possui diversas vantagens, se comparado ao anel de vedação O-Ring. A principal diferença é na sua estrutura, devido ao seu perfil em X com quatro lóbulos (pontas) que fornece muita mais superfície de vedação que um O-Ring padrão. Com isso, há uma redução do aperto necessário para que aconteça a vedação, minimizando o atrito e o desgaste, prolongando a vida útil da vedação.

O X-Ring oferece duplo efeito de vedação, tanto estática quanto dinâmica e se encaixa nos mesmos alojamentos que os anéis O-Rings. A estrutura de quatro lóbulos do X-Ring armazenam a lubrificação, ajudando ainda mais na diminuição da fricção.

Tabela de Elastômeros

Confira a tabela comparativa para aplicações de elastômeros: